Primeiramente, o que é mata ciliar? É a formação vegetal que se localiza nas margens dos rios, represas, lagos. Conhecida também como mata de várzea ou mata de galeria. De acordo com o Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", pois possuem muitas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão territorial de acordo com a largura da nascente, represa ou lago.
A falta da mata ciliar pode dar origem a muitos problemas. Aqui estão alguns desses problemas:
Assoreamento e Erosão: A erosão das margens acaba levando terra para dentro dos rios, ficando sólidos em suspensão e pode ocorrer prejuízos ecológicos, dificuldades no tratamento de água para abastecimento, assoreamento e entupimento das tubulações de capitação. As erosões são maiores em épocas chuvosas.
Qualidade da água: A mata de várzea possui uma enorme importância na qualidade da água, pois reduz a erosão das margens e o assoreamento dos rios, no qual ficam sólidos na superfície e prejudicam a vida aquática e a qualidade da água para o consumo humano.
Escassez de água: A fata da mata de galeria aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração, o que acaba diminuindo o armazenamento de água no subsolo (lençóis freáticos).Isso pode aumentar os riscos de enchente nos rios e córregos em período de chuva.
Manutenção da biodiversidade: A mata ciliar possibilita que as especies ali presentes, se desloquem e se reproduzam e garantam a biodiversidade
Pragas na lavoura: A falta dessa vegetação pode ocasionar o aparecimento de pragas e doenças nas plantações, alem de outros prejuízos econômicos.
Comentários
Postar um comentário